top of page

A Produção de milho total no Brasil contabiliza + de 120 milhões de toneladas.

A produção de milho no Brasil atingiu um recorde histórico em 2023, com uma colheita estimada em mais de 120 milhões de toneladas, segundo dados do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Esse resultado foi impulsionado por uma série de fatores, incluindo o aumento da área plantada, a utilização de sementes mais produtivas e tecnologias avançadas de cultivo.


(toneladas)



O milho é uma cultura extremamente importante para o agronegócio brasileiro, pois é utilizado tanto na alimentação humana como na produção de ração animal. Cerca de 60% da produção nacional de milho é destinada à alimentação animal, sendo uma fonte essencial de nutrientes para aves, suínos e bovinos.


Utilização do milho na alimentação animal


A ração animal é composta por diversos ingredientes, como grãos, farelos e suplementos vitamínicos e minerais. O milho é um dos principais grãos utilizados na produção de ração, pois apresenta uma boa relação entre energia e proteína, além de ser rico em amido e outros nutrientes essenciais para os animais.


Além da alimentação animal, o milho também é utilizado na produção de etanol e DDGS (Distiller's Dried Grains with Solubles). O DDGS é um subproduto da produção de etanol, rico em proteínas e fibras, que é utilizado como ingrediente na alimentação animal, principalmente para bovinos e suínos. A produção de etanol a partir do milho é uma importante alternativa para o desenvolvimento de um setor energético mais sustentável e renovável, contribuindo para a redução das emissões de gases de efeito estufa e para a melhoria da qualidade do ar.


A produção recorde de milho no Brasil em 2023 é uma excelente notícia para o setor agropecuário, pois garante uma oferta abundante de um ingrediente essencial para a produção de ração animal. Com isso, espera-se que o país possa manter a competitividade no mercado global de carne e leite, fortalecendo sua posição como um dos principais produtores e exportadores de produtos agropecuários do mundo.

7 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page