Gestão de Frames 2019 (Farelo de soja)
O que é um contrato de frame?
Contrato de compra e venda mensal à longo prazo (normalmente de 12 meses) de uma quantidade mínima de grãos e farelos com a entrega garantida. Neste tipo de contrato são utilizadas as três principais variáveis de precificação de commodities agrícolas (CBOT, dólar e basis) e o fee. Nele, as variáveis de precificação podem ser fixadas individual e independentemente, nas melhores oportunidades oferecidas pelo mercado durante o mês, para compor assim mensalmente a precificação do ativo.
Esse tipo de operação pode ter vários objetivos e uma delas é funcionar como ferramenta de hedge.
Acima está a formula utilizada nos nossos contratos de frame, nela o Fee é definido no inicio do contrato, e as demais variáveis( CBOT, BASIS e Dólar) fixadas individualmente mês a mês, de acordo com as melhores oportunidades.
Resultados:
Comparação de preços de compra
Abaixo estão os preços finais mensais pagos por nossos clientes nos Frames de 2019, em comparação com a média de preços físicos nas praças de Uberlândia.
A seguir temos a simulação de quanto um cliente com demanda mensal de 2.000 toneladas de farelo de soja teria ganhando ao final de cada mês. E por fim a Rentabilidade dele de março a dezembro.
Rentabilidade
R$ 2.493.749,10
Nossa recomendação
De acordo com o cenário que estava se construindo, recomendamos em abril de 2019 a cobertura de farelo de soja até dezembro de 2019 em um contrato de preço fixo.
Premissas para a recomendação
-
Crush Cover: Cobertura de Soja das Esmagadoras;
-
Exportações de soja e proteínas;
-
Incremento de demanda no Mercado Interno;
-
Potencial valorização do Câmbio;
Farelo de soja
Resultados:
A seguir temos os resultados de nossa recomendação em comparação com o movimento que o mercado teve nesse período.
Obviamente não prevemos o futuro, mas diante do cenário que estava se construindo tomamos esse posicionamento como forma de defesa a potenciais oscilações (que de fato aconteceram).
Nossa recomendação
De acordo com o cenário que estava se construindo, recomendamos em maio de 2019 a cobertura de milho até fevereiro de 2020 em um contrato de preço fixo.
Premissas para a recomendação
-
Desafios no Plantio da Safra Norte-Americana = Potencial quebra de Produção;
-
Leitura Global de Preços: Brasil como origem mais competitiva do mundo
-
Exportações brasileiras aquecidas devido a peste suína na China;
Milho
Canais de alerta :
Visto o cenário que estava se construindo alertamos nossos clientes sobre a importância de seguirem o posicionamento recomendado para cobertura em milho por meio de nossas Calls de Mercado, além de estarmos a todo momento enviando alertas de mercado com os acontecimentos que reforçavam nosso posicionamento.
Resultados:
A seguir temos os resultados de nossa recomendação em comparação com o movimento que o mercado teve nesse período.
Obviamente não prevemos o futuro, mas diante do cenário que estava se construindo, tomamos esse posicionamento como forma de defesa a potenciais oscilações (que de fato aconteceram).
Caroço de algodão
Polpa citrica
Co-produtos
Visão geral
Visando aumentar o portfólio de nossos clientes, e consequente reduzir os custos de ração, viabilizamos a comercialização de outros insumos para nutrição animal.
A alternativa pela utilização de co produtos na dieta animal é extremamente importante, principalmente em momentos onde a volatilidade de farelo de soja e milho está alta
Insumos: DDG, Polpa Cítrica, Casca de Soja e Caroço de algodão
DDG
Casca de soja
Nossa recomendação
De acordo com o cenário que estava se construindo, recomendamos em maio de 2019 a cobertura de casca de soja até abril de 2020 em um contrato de preço fixo.
Resultados:
A seguir temos os resultados de nossa recomendação em comparação com o movimento que o mercado teve nesse período.